quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O que minha língua tem a ver com isso?

Já deu a língua? Já olhou sua língua no espelho? Então vá lá no banheiro e olhe... Viu que tem umas bolinhas salientes? Se chamam botões ou papilas gustativas. Elas são responsáveis por sentir o sabor dos alimentos.
Não está entendendo nada?! Tentou comer mais devagar e mastigar bastante? E notou que comeu menos desse jeito? Quando você mastiga mais, o alimento tem um maior contato com as papilas, e quando isso ocorre, além de sentir melhor o sabor dos alimentos, sua saciedade é mais precoce. Isso sinifica que você irá comer menos e consequentemente, irá diminuindo o seu peso... Entendeu o que sua língua tem a ver com o seu peso?
A mesma lógica funciona quando vai comer um chocolate, por exemplo. Ao invés de mastigá-lo, chupe-o! Epa! O chocolate! Irá perceber que a compulsão por comer deseperadamente uma barra inteira como se fosse a última do mundo, passará com apenas um pedaço pequeno. Isso acontece com qualquer alimento.
Durante a mastigação, você também aumenta a produção de saliva, lubrifica melhor sua garganta e pode diminuir a quantidade de líquido que bebe durante a refeição, que atrapalha sua digestão... Bom, né?! E importante para esse processo de reeducação alimentar, que começa com medidas simples e práticas. Está na dúvida do que comer? Coma menos e mantenha um contato maior do alimento com sua língua!!

2 comentários:

  1. Muito boa a dica...tenho que comer mais devagar! hehehe..bjss

    ResponderExcluir
  2. Adoro chocolate.. hihihi

    Com certeza, temos que comer bem devagar e saboreando o alimento.

    beijo

    ResponderExcluir