quinta-feira, 2 de julho de 2009

Alimentos Light

Alimentos que possuem a denominação light devem possuir uma redução do teor de um determinado nutriente ou de caloria ou de ambos. Esta redução necessita ser de no mínimo 25% em relação ao produto original para que tenha a alegação light.
O termo light pode aparecer nos rótulos dos alimentos quando:
1) referir-se a alimentos com baixa quantidade de um nutriente específico, podendo estar com outras denominações: baixo, pobre, leve, low ou lite; ou
2) referir-se a alimentos com teor diminuído de um nutriente em comparação a algum outro que seja similar, tradicional ou convencional.
Alimentos light têm sido cada vez mais utilizados pela população atual devido à constante preocupação com o peso e com o corpo. Também por isso, é relevante destacar que a alegação light não significa que tal alimento não tenha calorias ou que ele possa ser consumido em excesso. E aí está um grande erro cometido pelas pessoas, que acabam comendo uma quantidade maior de um alimento light ao invés de manter o tamanho da porção se o alimento fosse o tradicional. Desde modo, a quantidade de calorias ingeridas com o alimento light acaba sendo bem próxima a do alimento tradicional ou, como na maioria das vezes, até maior. Por exemplo: em 100g do alimento tradicional, temos 50 calorias, e em 100g do alimento light, temos 20 calorias. Não justificaria comprar o alimento light, que geralmente é mais caro, para comer o triplo da quantidade que comeria do alimento tradicional. Pensando assim, o alimento na versão light apenas será efetivo para perda de peso caso seja consumido na mesma quantidade do alimento tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário