segunda-feira, 6 de julho de 2009

Conhecendo os tipo de massas


As massas sempre serão uma boa alternativa, pois têm grande variedade e podem se adequar a qualquer cardápio dependendo do tipo de molho e condimentos utilizados na preparação. Pode ser um prato simples, de fácil preparo, ou mesmo uma opção mais elaborada. Existe a liberdade de servi-las em pequenas porções, como antepastos, ou em porções maiores, tornando-as pratos principais. De acordo com o clima, podem estar em versões de pratos frios ou quentes.
Conforme os ingredientes com que é preparada, a massa pode ser fresca, seca ou recheada e ter diferentes sabores. O sabor e o tempero das massas devem variar a fim de combinar com o restante dos pratos servidos. Deve ter um sabor mais acentuado que a entrada, porém menos intenso que a do prato principal.
Pasta Seca: pode ser de fio (longa), como o espaguete, que muda de nome de acordo com sua espessura (cabelo-se-anjo, fidelini, spaguettini e vermicelli); bucatinis; linguines; bavettes; e trenettes. É importante lembrar que a escolha do molho deve ser planejada, o molho deve envolver a massa. Em geral, massas secas de fio não combinam com molhos à base de carne, ao contrário do que grande parte das pessoas fazem, espaguetes não combinam com molho à bolonhesa. Se existisse harmonia entre eles, o espaguete não escorregaria pela carne moída. Já as massas curtas podem ser lisas ou riscadas, como o penne, rigatoni, farfalle e sedani. As lisas são mais suaves e leves, e por isso incorporam menos o molho. As riscadas combinam com molhos à base de carne e àqueles que se harmonizam com o espaguete.
Nhoque: não são massas, mas encontra-se nesse classe de alimentos. São macios e deliciosos, combinam principalmente com molhos à base de queijo (tipo brie e gorgonzola), mas também com molho de vegetais e de carnes. Para ficarem com o sabor mais delicado e suave, faça-o com molho à base de frutos do mar.
Massa Fresca: pode ser preparada em casa com farinha de trigo comum, água e ovos. Geralmente acrescenta-se durante o preparo tomates, espinafre, tinta de lula, suco de beterraba entre outras opções variadas que possam dar um colorido natural à massa. Dependendo de sua largura, é chamada de talharim, tagliatellini, fetuccini, pappardelle ou garganellis. Há liberdade de usar molhos à base de peixes, vegetais, frutos do mar e carnes, mas isso terá que combinar com a coloração da massa; por exemplo, a massa com tinta de lula e molho à base de frutos do mar.
Massa recheada: à base de massa fresca de cor natural ou colorida, pode ser recheada de vegetais, carnes, pescados, frutos do mar e queijos. As massas recheadas mais conhecidas são ravióli, capelete, agnolotti, tortellini, tortelli, torteloni, canelone e lasanha. O molho deve levar em conta o recheio da massa, que ainda pode ser valorizado dependendo dos condimentos utilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário