terça-feira, 23 de junho de 2009

Alimentos Diet

Para a legislação brasileira, todo alimento com alegação diet na embalagem é um alimento para fins especiais. Alimentos para fins especiais são aqueles industrializados especialmente, que sofrem modificações no conteúdo de seus nutrientes, tornando-os adequados para o consumo de indivíduos em condições metabólicas e fisiológicas específicas, podendo se enquadrar aí os diabéticos, fenilcetonúricos, celíacos, hipertensos, entre outros.
Encontram-se com denominação diet alimentos com drástica redução de um determinado nutrientes, podendo ser açúcar, sódio, gordura, ou qualquer outro. Por exemplo: para receberem designação diet em carboidratos, os alimentos devem conter no máximo 0,5g deste nutriente em 100mL ou 100g de alimento, assim como alimentos diet em gorduras.
Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, alimentos diet não são feitos para dietas de emagrecimento, e sim para outros fins, como já especificado. Para que isso fique mais claro, é necessário levar à prática: imaginemos um chocolate tradicional e outro diet. No tradicional temos 5g de açúcar e 3g de gordura; já no diet temos 0g de açúcar e 8g de gordura, por exemplo. Para cada 1 grama de açúcar temos 4 calorias e para cada 1 grama de gordura temos 9 calorias. Fazendo as contas, o chocolate tradicional tem 47 calorias e o diet tem 72 calorias. Conclui-se que alimentos diet podem ser mais calóricos que alimentos convencionais, e para que não haja enganos, é melhor ler os rótulos.
Também para que não ocorram maiores erros, indivíduos diabéticos precisam ficar mais atentos as rotulagens dos produtos alimentícios, pois a legislação brasileira permite que um produto que não tenha adição de açúcares, mas que contenha açúcares naturais dos ingredientes, seja classificado como um alimento para ingestão controlada de açúcares, porém essa informação precisa ser escrita na embalagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário