terça-feira, 23 de junho de 2009

Alimentos Diet

Para a legislação brasileira, todo alimento com alegação diet na embalagem é um alimento para fins especiais. Alimentos para fins especiais são aqueles industrializados especialmente, que sofrem modificações no conteúdo de seus nutrientes, tornando-os adequados para o consumo de indivíduos em condições metabólicas e fisiológicas específicas, podendo se enquadrar aí os diabéticos, fenilcetonúricos, celíacos, hipertensos, entre outros.
Encontram-se com denominação diet alimentos com drástica redução de um determinado nutrientes, podendo ser açúcar, sódio, gordura, ou qualquer outro. Por exemplo: para receberem designação diet em carboidratos, os alimentos devem conter no máximo 0,5g deste nutriente em 100mL ou 100g de alimento, assim como alimentos diet em gorduras.
Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, alimentos diet não são feitos para dietas de emagrecimento, e sim para outros fins, como já especificado. Para que isso fique mais claro, é necessário levar à prática: imaginemos um chocolate tradicional e outro diet. No tradicional temos 5g de açúcar e 3g de gordura; já no diet temos 0g de açúcar e 8g de gordura, por exemplo. Para cada 1 grama de açúcar temos 4 calorias e para cada 1 grama de gordura temos 9 calorias. Fazendo as contas, o chocolate tradicional tem 47 calorias e o diet tem 72 calorias. Conclui-se que alimentos diet podem ser mais calóricos que alimentos convencionais, e para que não haja enganos, é melhor ler os rótulos.
Também para que não ocorram maiores erros, indivíduos diabéticos precisam ficar mais atentos as rotulagens dos produtos alimentícios, pois a legislação brasileira permite que um produto que não tenha adição de açúcares, mas que contenha açúcares naturais dos ingredientes, seja classificado como um alimento para ingestão controlada de açúcares, porém essa informação precisa ser escrita na embalagem.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Cursos da NTR em Goiânia

Nutricionistas goianos (as), estou tentando formar turmas para trazer cursos da NTR para Goiânia. Clique em cima do curso desejado.
Preciso de nome completo, telefones de contato e email (envie para amandatorrealrosa@hotmail.com).
O conhecimento, a sabedoria e os sentimentos são as únicas coisas que ninguém retira de você... Mas que se você "doar" para outros sempre te enriquecerá mais...

segunda-feira, 1 de junho de 2009

De quem é a culpa? Pense bem antes de responder...



Por que o mundo está ficando obeso?
Por que está "virando lixo"?
Por que a água está diminuindo?
Por que tantas desastres ecológicos?
Por tanta violência?
Por quê?
De quem é a culpa? Não tem outra forma de pensar... A culpa é SUA! A culpa é MINHA! A culpa é dos habitantes da terra, da mídia, da indústria alimentícia, farmacêutica, de armamento, dos políticos, dos religiosos, dos radicalistas, é nossa.

A culpa é dos corruptos, dos corrompidos, dos influenciáveis, dos ignornates, dos leigos, dos cúmplices, das testemunhas...

Quando não está tendo guerra, tem paz; mas é em momentos de paz que se planeja a guerra...
Quando não é desnutrição, é obesidade...
Quando não é falta de remédios/drogas, é pelo seu excesso...
Quando não é por descuido, é por preocupação demais...
Quando não é por preguiça, é por hiperatividade...
Ou é 8 ou é 80... Por quê?

Porque eu vou fazer isso se ninguém faz? Então não faço, porque "uma andorinha não faz verão"! Mas tenho observado que a culpa é minha! Eu tenho contribuído para essa inversão de valores, então eu VOU MUDAR, para que o meu semelhante pense que ELE TAMBÉM PODE MUDAR e nós juntos MUDAREMOS O MUNDO! A HUMANIDADE MUDARÁ! E essa humanidade começa dentro de mim, dentro de você, dentro da minha casa (com minha família) e dentro da sua casa... Continua em meu trabalho e com as pessoas que convivem comigo.

E por que não sorrir mesmo estando triste? Quero contribuir para um mundo alegre, e não triste. E por que não me alimentar melhor para ficar menos doente? Por que não menos aliemntos industrializados e mais naturais? Por que não reciclar?

Ao fazer uma casa eu não quero contribuir com um alagamento, então deixarei área permeável. Na fazenda, deixarei área de preservação e cuidarei das minas com mata ciliar. Em casa consumirei produtos orgânicos. No trabalho serei mais tolerante, porque eu também erro. Darei meu exemplo com minha coduta, e essa a melhor oração para Deus. Juntarei materiais reciclados e farei doação com eles. Serei honesta comigo, com minha família, com todos. Construirei em mim reservas morais dignas e respeitáveis.

Viverei mais fisicamente, com mais saúde e darei a oportunidade de meu espírito evoluir mais e por mais tempo.
Cuidarei de mim, cuidarei de você; cuidarei de seus filhos como se fossem meus; cuidarei do mundo assim...

(AMANDA TORREAL ROSA)